quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

"Charisma X Caráter" “Assim brilhe a vossa luz diante dos homens...”





“Quem já não foi impactado com a notícia de que algum crente, ou líder cristão, que era tão “poderoso” nos dons espirituais e, não se sabe por que e nem como, caiu em pecado (geralmente sexual) e desmoronou, às vezes levando junto consigo toda uma igreja?

De alguma forma nós confundimos charisma (Dom espiritual) com caráter (Aquilo que caracteriza um homem). Em nossa mentalidade seduzida pelo misticismo, nós achamos que os dons espirituais são fruto do comportamento de uma pessoa e apoiamos erradamente esse pensamento em Mt 12.33, onde Jesus diz: “pelo fruto se conhece a árvore”.

A famosa Igreja em Corinto era rica em charismata (plural de Charisma). Paulo declara que lá não faltava nenhum dom (1 Co 1.4-7). Mas foi justamente para essa Igreja que Paulo escreveu: “Geral-mente se houve que há entre vós imoralidade, e imoralidade tal, como nem mesmo entre os gentios...” (1 Co 5.1,2). A declaração de Jesus em Mt 12.33 não se refere a dons espirituais, mas sim a comportamentos que brotam do coração.

A igreja em nossos dias está vivendo uma grande crise moral. Ela tem buscado num verdadeiro frenesi os dons de Deus, o poder de Deus, a manifestação visível de Deus e isso, diga-se de passagem, é muito bom. Mas temos nos esquecido de que o alvo de Deus NÃO É ESSE. Jesus disse: “Assim brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus. Portanto, sede vós perfeitos (caráter) como perfeito é o vosso Pai celeste” (Mt 5.16,48). O alvo de Deus para o homem é a transformação do seu caráter. A manifestação do charisma deve vir como consequência disso. Anote isso: Charisma sem Caráter é igual a Catástrofe.

Joel Villon da Costa, Pr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário