quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Lições do Livro de Samuel


Podemos tirar variadas lições de 1 e 2 Samuel, pois são livros recheados de detalhes importantíssimos acerca da soberania de Deus. Todavia, se lidos de forma rápida, muitos pontos relevantes passarão despercebidos.

Entendo que o tema central nos dois livros reside na Soberania Divina, pois Deus deixa mais do que claro que não há que se falar em reinado nem tampouco monarquia, se o rei, seja Saul ou Davi, não fundamentar seu governo nos caminhos e ordenamentos divinos.

Resta bem evidente a necessidade de obediência ao Senhor para que o Reinado de Israel pudesse caminhar bem.

Saul começou bem, obedecendo ao Senhor, porém, desobedecê-lo por duas vezes seguidas foi suficiente para tirá-lo do reinado de Israel.

Com Davi foi um pouco diferente, tendo em vista seu arrependimento verdadeiro e a aliança que Deus tinha realizado com o mesmo, onde prometeu não desprezá-lo. De qualquer forma ficou bem claro que quando Davi se desviou dos propósitos divinos mesmo que de forma temporária, tudo começou a desmoronar.

O povo precisava entender que não necessitava na verdade de um rei, pois já tinha em seu favor o Rei dos reis, Senhor dos senhores. Todavia, Deus através de seus propósitos deixa como lição ao povo de Israel que mesmo com uma monarquia, nunca haveria possibilidade de ser viver longe dos ordenamentos divinos e que o Rei só poderia prosperar, se vivesse debaixo dos mandamentos do Senhor dos Exércitos.

Fora dos parâmetros divinos de nada adiantaria monarquia, pois mesmo com rei, o povo de Israel sempre pereceria, se o mesmo não estivesse em consonância com o Senhor.

Israel Belo de Azevedo, Pr


Nenhum comentário:

Postar um comentário