segunda-feira, 15 de junho de 2015

O DIA DOS NAMORADOS


No dia 12 de Junho comemora-se o Dia dos Namorados. Infelizmente, este dia é (quase) sempre motivado por paixões e equívocos. Como em tantas outras datas, esta comemoração é gerenciada pelo comércio que utiliza todo o seu poderio para oferecer mil formas dos “casais apaixonados” expressarem o seu “amor” em várias parcelas, sem juros e com o primeiro pagamento no próximo mês. E os casais, bem doutrinados e obedientes à TV, acreditam mesmo que se não mostrarem o cartão de crédito, não há amor.

A bíblia não fala sobre namoro, mas fala bastante sobre amor. E fala o suficiente para que entendamos que o amor nunca está atrelado ao comércio e nem deve ter sua expressão restrita a um único dia, cuidadosamente marcado antes do dia do Frei Fernando de Bulhões (Santo Antônio) que em suas homilias dava ênfase ao amor e ao casamento.

Mas, afinal, como comemorar o dia dos namorados? Provérbios nos dá uma base para isso. “alegra-te com a mulher da tua mocidade (Pv 5.18); A mulher virtuosa é a coroa do marido” (Pv 12.4). O rei Lemuel (Pv 31) descreve a mulher virtuosa com seu caráter e ofícios. Com todas essas características e vendo que ela provém do Senhor, eu não posso esperar uma data fixa e específica para honrar a minha namorada ou esposa. Não devo moldar o meu amor por causa de uma data de calendário, mas devo fazer isso todos os dias de minha vida. E assim também a mulher, ao considerar-se sábia e virtuosa, tem de honrar seu futuro esposo e/ou marido no Senhor.

Joel Villon da Costa, Pr


Nenhum comentário:

Postar um comentário