terça-feira, 7 de junho de 2016

Ansiedade Tem Cura?



A ansiedade tem sido descrita como um dos grandes males do nosso tempo. Apesar dela ter importantes aspectos positivos, pode assumir aspectos muito intensos e prolongados, levando o ser humano a experimentar grande sofrimento.

Podemos definir a ansiedade como um estado de tensão emocional que se manifesta como ao medo. Esse medo pode ser objetivo (como ter medo de um animal) ou mais subjetivo (medo de não ser aceite pelos outros).

Quando excessiva, a ansiedade pode afetar praticamente todos os sistemas do corpo (suor, taquicardia, tonturas, antecipação de preocupações, fuga, pânico, agitação, inibição do pensamento ou da fala, etc). Enfim, todo o organismo fica absorvido pela ansiedade e pelo medo, desencadeando verdadeiras perturbações.

Na maioria das vezes, os medos foram sendo desenvolvidos ao longo de anos, pela forma como a pessoa foi lidando com o mundo, com os outros e consigo próprio.

Mas, a ansiedade tem cura?

O apóstolo Paulo foi um dos grandes candidatos a um estado devastador de ansiedade. Mas, mesmo preso em Roma, acorrentado, vigiado e com a vida ameaçada, ele nos ensina o caminho da alegria. Na sua carta aos filipenses (4.4-9), o apóstolo nos dá uma importante lição de como sairmos do círculo vicioso do medo e da ansiedade e a vivermos uma vida intensa e de verdadeira alegria.

É a vontade de Deus que sejamos felizes e, por causa disso, Jesus morreu na cruz.

Deixe que eu lhe pergunte: Como está seu coração? Está cheio da Paz que vem de Deus ou é um lugar de conflitos e agonia?

Joel Villon da Costa








Nenhum comentário:

Postar um comentário