terça-feira, 6 de novembro de 2012

"Reforma" Uma resposta de Deus

A Reforma Protestante teve inicio no século XVI, exatamente no dia 31 de outubro de 1517, pelo monge Martin Lutero, ao afixar suas 95 teses na porta da catedral de Wittenberg, na Alemanha. Foi uma resposta de Deus na história, de que Ele cuida da sua Igreja.
A partir do século IV, a igreja que era perseguida passa a perseguir, de luz passa para trevas, de santa passa a ser contaminada e distancia-se totalmente das doutrinas de Cristo e dos apóstolos.
Mas o Senhor da igreja que é Jesus Cristo, deixou registrado no livro de Mateus no capítulo 16 versículo 18 que “as portas do inferno não prevalecerão contra a igreja”. Então Deus começa agir na história, enchendo homens com o seu Espírito Santo, para colocar a igreja no curso certo. Do século IV ao XVI, passaram-se onze séculos, e a resposta de Deus veio. Resposta àqueles que clamavam por santidade, pureza moral, e que queriam que todos reconhecessem o lugar que Cristo sempre ocupou: o centro de tudo.
Hoje, parece haver necessidade de uma nova reforma quando olhamos para a igreja visível. Mas sabemos que a verdadeira igreja, é a igreja invisível. Essa, o seu Senhor Jesus Cristo, através do Espírito Santo a conservará para si mesmo em santidade, sem mácula. (Judas 1: 24). “Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeços e para vos apresentar com exultação, imaculados diante da sua glória.”
Portanto, assim como o Espírito Santo no passado usou homens como João Wycliff, João Russ, Lutero, Calvino, e tantos outros, hoje Ele quer usar você. Ainda que não seja para uma reforma com tamanha proporção, mas para reformar vidas e lares. Então siga o conselho do apóstolo Paulo na carta enviada aos Efésios no capítulo 5 versículo 18 “...mas enchei-vos do Espírito”.

Se encha cada vez mais, meu irmão, do Espírito Santo e seja um reformador.

Que Cristo nos abençoe! Amem.

Jessé Calixto Oliveira Alves
Presbítero da II IPB em Anchieta

Nenhum comentário:

Postar um comentário