sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

"Tudo se fez Novo" (II Coríntios 5: 17-21)




A passagem acima pode ser resumida em: mudança/conversão. É isso que um encontro com Jesus proporciona. Simples assim. "E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas (II Co 5:17). É nova criatura – A expressão kainè ktísis – “nova criatura” quer dizer, literalmente, “uma nova criação”.

Note que o texto de 2 Coríntios 5:17 não diz que estas pessoas serão tornadas novas criaturas, nem que elas deverão ser novas criaturas, mas sim que são novas criaturas. A mesma expressão é usada por Paulo em Gálatas 6: 15 onde a ênfase no “ser” é também evidente. A expressão ktísis - traduzida por “criatura” implica em um novo ato de criação como o foi o ato de Deus descrito nos capítulos 1 e 2 do livro de Gênesis. No Novo Testamento a expressão ktísis - é usada para descrever as seguintes verdades:

1) Os atos de Deus como Criador – ver Romanos 1: 20; e
2) Os seres criados, as criaturas – ver Romanos 1: 25.

Existe, na conversão do pecador, um ato da parte de Deus semelhante ao processo da criação do universo - ex-nihilo - e que este poder de Deus é indispensável tanto em um caso como no outro. Que a mudança efetuada pelo poder de Deus no coração humano é tão grande que a melhor maneira para expressá-la é chamar este homem de “novo homem”, “nova criatura” ou “nova criação”. A partir deste momento este homem possui uma nova concepção da vida, novos motivos o impulsionam, novos princípios o controlam, ele possui novos objetivos e novos planos para sua vida. Seus alvos são novos e ele vive, em todas as dimensões, uma vida completamente nova.
Paz do Senhor a todos. Pb. Robson Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário