domingo, 18 de maio de 2014

JOVEM, HÁ ESPERANÇA!

Uma recente pesquisa realizada por uma psiquiatra do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo) dá conta de que o suicídio é a terceira maior causa de morte entre os jovens no Brasil, sendo superada apenas por acidentes e violência. A pesquisa relaciona este fato a problemas em casa, aumento do uso de drogas e dificuldades financeiras, e informa que entre os jovens, a taxa de suicídio aumentou tendo-se multiplicado por dez, de 1980 a 2000; isto é, de 0,4 para 4 a cada 100 mil pessoas no País. A pesquisa revela, também, que a tendência de aumento é global.

Esse é um dado preocupante, pois a juventude é uma das mais belas e importantes fases da vida. É na juventude que as descobertas se afeiçoam mais tentadoras diante das pessoas; mas é também quando as escolhas se tornam determinantes do modo de vida, do tipo de conduta e da afirmação do caráter que se pretende adotar a partir de então. E é neste momento que o mundo, a carne e o diabo mais ameaçam conspurcar a decisão dos jovens. Se vencidos por esta tríade, só resta decepção e tristeza.

Mas, graças a Deus, nem tudo está perdido. A Bíblia fala de reis, de jovens simples e de pessoas chamadas para o ministério que, desde muito jovens adotaram o critério de não desperdiçarem a oportunidade de fazerem a melhor escolha na juventude: darem prioridade a Deus e às coisas de Deus – Josias, Daniel e Timóteo são exemplos disso. O que há de comum entre eles é que eles preferiram fazer o que é reto perante o Senhor.

Davi perguntou certa vez: “De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho?” E respondeu: “Observando-o segundo a tua palavra” (Sl 119: 9). Este é o segredo. Desejo que todos os jovens se sintam inclinados a buscarem na Palavra de Deus a direção para as suas vidas no caminho a seguir.

Em Cristo!

Rev. Carlos Alberto Castorino de Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário