domingo, 25 de maio de 2014

A DECISÃO DE SERVIR A DEUS NA FAMÍLIA

Na Edição 714 do Jornal Brasil Presbiteriano, o Rev. Hernandes Dias Lopes apresentou uma excelente reflexão sobre como é possível o serviço de Deus em família, explorando pontos que comumente são negligenciados no convívio familiar. A exposição do ministro torna-se de fácil compreensão, todavia, porque o serviço que glorifica a Deus é uma questão de decisões que precisam ser tomadas por cada um de nós e, por conseguinte por todos de uma família no contexto da sua convivência.

A renovação de propósitos que glorificam a Deus, por exemplo, é uma dessas realidades que devem ser perseguida na família. Diz o reverendo: “Precisamos constantemente rever nossos conceitos e valores e ter coragem de mudar, buscando sempre re-alinhar nossa vida aos princípios da Palavra de Deus. Devemos restabelecer na família a prática do culto doméstico. Devemos manter sempre acesa no altar da família a chama da oração. Precisamos amar a Casa de Deus, tendo prazer de buscar em primeiro lugar o Reino de Deus e sua justiça. Devemos restabelecer no lar a prática do diálogo regado de compreensão e amor. Precisamos ser cautelosos nas críticas e, pródigos nos elogios. Precisamos ter disposição para perdoar e jamais guardar mágoas no coração”.

Num ambiente onde esses valores são deixados no esquecimento, princípios básicos de relacionamento são violados e destroem qualquer possibilidade de harmoniosa convivência. Sua ocorrência é prova de que a presença Jesus não está fazendo diferença entre os concidadãos a quem Paulo chamou de membros da família de Deus. Como orienta o Rev. Hernandes, precisamos investir mais e cobrar menos. Precisamos tomar a decisão de fazer da nossa casa o melhor ambiente para se viver. Precisamos, à semelhança de Josué dizer: “Eu e a minha casa serviremos ao Senhor” (Js 24.15)

Em Cristo!
Rev. Carlos Alberto Castorino de Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário