segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Ecclesia Reformata et Semper Reformanda




A Reforma protestante completa no dia 31 deoutubro 496 anos desde seu início, no século XVI. Tal movimento foi responsável por muitas mudanças no aspecto político, social e intelectual, mas seu principal efeito foi no aspecto religioso. Para Lutero ficou claro que o distanciamento da igreja Católica à simplicidade da igreja primitiva explicava toda a corrupção que a mesma estava envolvida. Outro fato importante que serviu de base para a Reforma Protestante, foi a autoridade da Bíblia, a qual estava sufocada pelos falsos ensinamentos criados dentro do catolicismo. Lutero argumentava biblicamente que a Bíblia deve governar a igreja, e não o inverso. Permitam-me saltar do Séc XVI para o Séc. XXI da Europa para o Brasil.
“O Brasil será de Jesus!” Este foi o título do artigo publicado pela Revista Época em junho de 2009. A revista informou que até 2020, 50% da população brasileira será evangélica. Mas será que tais dados refletem em uma sociedade transformada pelo poder do Evangelho? Vejamos a “Marcha para Jesus” edição deste ano em São Paulo, cerca de dois milhões de evangélicos seguiram o trio elétrico liderado pelo casal Estavam e Sônia Hernandes da Igreja Renascer em Cristo. O mesmo casal que em 2007 estava detido nos EUA por tentar burlar as leis americanas. Eles oravam, cantavam e dançavam movimentados por artistas gospel, declarando que o Brasil é do Senhor Jesus. A Época atribui a flexibilização da verdade como fator preponderante para o assustador crescimento dos evangélicos brasileiros. Os cristãos se tornaram menos bíblicos e mais tolerantes aos conceitos do mundo. Cristo deixou de ser o Salvador da Bíblia transformando-se no servo pronto a atender as exigências consumistas dos crentes famintos por prosperidade material. Na realidade, o afrouxamento da verdade está produzindo um cristianismo sem Cristo, uma religião antropocêntrica, o abandono da verdade, que é a Bíblia, não produzirá verdadeiros seguidores do Evangelho. Por essa razão o fraco impacto espiritual e moral do Evangelho em nossa sociedade. Nosso Senhor Jesus Cristo nos deu um mandamento: “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações” Mt 28:19. Mas, de que maneira devemos evangelizar ou proclamar o Reino de Deus? Declarando palavras de ordem em shows gospel ou marchando para Jesus, recebendo supostas curas e bênçãos de artistas que se apresentam como “profetas” modernos, abrindo as portas para o mundo e absorvendo seus ímpios valores, adotando datas pagãs como o NATAL tão combatido pelos filhos da reforma nos séculos XVII e XVIII, não! Cristo nos disse, façam discípulos “...ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado”Mt 28:20. Dar seguimento a Reforma hoje não é voltar aos dias de Lutero, Zuínglio ou Calvino é voltar ao NOVO TESTAMENTO é voltar as ESCRITURAS voltar a sermos BÍBLICOS.

A todos uma semana de crescimento.

Leandro Vianna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário