segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Sendo luzeiro no Mundo



Queridos irmãos, na carta aos Filipenses no Capítulo 2 verso 15, o Apóstolo Paulo compara os crentes de Filipos como luzeiro. E para entendermos o porquê desta comparação precisamos saber o que é, e para que serve um luzeiro. Um luzeiro é um astro, ou seja, uma estrela, posta no céu pelo Criador todo poderoso. Durante a noite a estrela reflete sua luz ajudando a clarear, e certamente nos tempos de Paulo as estrelas serviam como instrumento de navegação. Através das estrelas, os capitães dos navios traçavam as rotas, em que direção iria seguir. Bom, agora podemos ter uma ideia do que o Apóstolo Paulo estava querendo dizer com tal comparação. Então resplandecer como luzeiro no mundo é o mesmo que iluminar os homens com a luz do evangelho, e apontar para ele o caminho, que é Jesus. Iluminar os homens e apontar o caminho é tira-los da ignorância espiritual através da pregação da palavra de Deus, ensinando-os a viverem de acordo com as Escrituras Sagradas.
Por conta da ignorância houve um período na história chamado “era das trevas”. A idade média foi chamada assim porque o povo, dentro da esfera social, não teve acesso à educação, a cultura, a alimentação era precária e a maioria dos camponeses morria pelas epidemias. Foi um período de autoritarismos por parte dos senhores feudais e da igreja romana. Na perspectiva religiosa, o povo não teve as Escrituras, as pessoas não eram ensinadas de acordo com a palavra de Deus, antes, eram ensinadas de acordo com as tradições e dogmas da igreja católica Romana, já totalmente corrompida, sincretizada, apóstata e com a autoridade Papal acima das Escrituras. Mas Deus, assim como colocou as estrelas no céu para iluminar a noite e apontar a direção, levantou homens como: João Wycliffe, João Huss, Savonarola, Lutero e outros, para dissipar as trevas, resgatando a autoridade das Escrituras (sola scriptura). 

Hoje, precisamos de uma nova reforma em nossas igrejas, pois as Escrituras devem voltar a ocupar a centralidade nas nossas vidas, o lugar que as sensações e as experiências tomaram. Jesus deve voltar ser o objeto de adoração no culto ao invés do homem, com letras de canções e ministrações que massageiam nosso ego.

Sejamos luzeiros, esclarecedores das verdades absolutas contidas nas Escrituras Sagradas, capaz de tirar os homens das trevas.

Que Deus, por sua infinita misericórdia, continue nos abençoando em Cristo Jesus.

                                                                Pb. Seminarista Jessé Calixto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário