quarta-feira, 18 de junho de 2014

INDIVÍDUOS, MAS CONCIDADÃOS.

O apóstolo Paulo se refere aos crentes de Éfeso com a expressão: “Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus” (Ef 2: 19). Concidadão, segundo definição no vernáculo é o indivíduo que é habitante da mesma cidade ou país que outrem. Ser membro da família dá a conotação de grau de parentesco ou de afinidade entre pessoas. De uma ou de outra forma, o que Paulo evidencia ali é que Deus ligou os crentes daquela região pela pátria celestial para onde caminham e pela adoção em Cristo.
Uma vez unidos por laços de afinidade, as pessoas têm o dever de cuidar umas das outras em benefício do todo, mas é primordial que quem cuida de outrem aprenda primeiro a cuidar de si mesmo. Ao despedir-se dos presbíteros em Mileto Paulo os advertiu a terem cuidado consigo mesmos e depois como rebanho (At 20: 28). Certamente Paulo se referia ao caráter deles.
Li um texto que assevera: “Viver é cuidar. Precisamos cuidar de nosso caráter. O que nós somos hoje veio recebendo seus contornos ao longo de nossa formação. De um modo tão amplo que nada significa, caráter é o que fazemos sem pensar (reações) ou pensando muito (decisões), mesmo que ninguém esteja vendo. É o que somos (bons ou maus) e o que fazemos (bem ou mal). De um modo mais específico, no entanto, caráter é um modo virtuoso de viver, mesmo que ninguém esteja vendo. Quem procura fazer o bem não o faz motivado pelos aplausos humanos. Não tem a ver com ética, que é o jeito socialmente aceito de vivermos no mundo. Tem a ver com moral, que é o compromisso de fazer o que é certo, não importam os valores que estejam de plantão.
Ter caráter é ter um bom caráter. Ter caráter é ter um compromisso com o bem-estar do outro. Ter caráter é viver para que o mundo seja justo. Ter caráter é estar disposto a praticar a transparência da verdade, dita e vivida em amor.
Ter caráter é ser honesto. Ter caráter é desejar viver de modo virtuoso.
Ter caráter é ser bom e isto não muda com o tempo ou com o lugar.
Ter caráter é buscar viver de modo verdadeiro, nobre, correto, puro, amável e excelente (Filipenses 4,8).
Nosso caráter é o nosso maior tesouro. Cuidemos dele!”.  Eis um importante elemento da nossa missão.
Em Cristo!

Rev. Carlos Alberto Castorino de Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário