segunda-feira, 11 de maio de 2015

“DIA DAS MÃES, UM POUCO DE HISTÓRIA”


Desde a Idade Antiga há relatos de rituais e festivais em torno de figuras mitológicas maternas. Mas foi apenas no início do século XX que as mães passaram a ter um dia oficial para serem homenageadas. A escolha do segundo domingo de maio remete à história da americana Anne Jarvis.

Anna Jarvis perdeu sua mãe, Ann Marie Reeves Jarvis, em maio de 1905, na cidade de Grafton, no estado da Virgínia Ocidental, EUA. Diante do sofrimento e da dor que sentiu, Anne decidiu organizar um dia especial para homenagear todas as mães e para ensinar as crianças a importância da figura materna.

Anne era ligada à Igreja Metodista. Em 10 de maio de 1908, conseguiu celebrar um culto em homenagem às mães na Igreja Metodista Andrews, em Grafton. A repercussão do tema do culto logo chamou atenção de líderes locais e do então governador do estado de Virgínia, William E. Glasscock, que definiu a data de 26 de abril de 1910 como o dia oficial de comemoração em homenagem às mães.

Logo a celebração alastrou-se para outras regiões dos EUA e foi adotada também por outros governadores. No ano de 1914, o então presidente dos EUA, Woodrow Wilson, propôs que o dia nacional das mães fosse comemorado em todo segundo domingo de maio.

No Brasil, o Dia das Mães foi comemorado pela primeira vez em 12 de maio de 1918, na Associação Cristã de Moços de Porto Alegre. Em 1932, durante o governo de Getúlio Vargas, o Dia das Mães passou a ser celebrado em todo segundo domingo do mês de maio.

A despeito do viés mercadológico, esta é uma data importante e nós queremos parabenizar a cada mamãe pelo seu dia.

Joel Villon da Costa, Pr



Nenhum comentário:

Postar um comentário