sexta-feira, 22 de maio de 2015

EDUCAÇÃO DE FILHOS CONFORME 2Tm 3.16,17


Filhos precisam de pais amorosos, cuidadosos, sábios e firmes. Por causa dos limites que uma vida ainda não completamente madura requer, os pais precisam fixar os limites dos filhos. Vejamos como a Bíblia inspirada é proveitosa para todos que a ela se submetem:

1) Ensino (informação dada). Isso é, levar o filho a ser ciente do que é certo ou errado. É a atividade de comunicar fatos. Note que a comunicação dos fatos vem primeiro. É necessário ensinar a criança o que é certo e errado antes de reprovar ou corrigi-la por cometer qualquer erro.

2) Repreensão (prova ou convicção). Uma vez que a instrução tenha sido dada, é necessário dar provas dela. Quando a criança começa a afastar-se da instrução já dada, os pais precisam chamar a atenção ao delito. É necessário que a criança entenda que tal atitude está em conflito com o que foi ensinado.

3) Correção (colocar em dia; retificar; reformar). Se a ação ou atitude for repetida depois de chamar a atenção ao delito, é preciso que uma ação da parte dos pais seja exercitada que modifique o comportamento do filho. O objetivo da correção é o de tornar retas as ações dos filhos. Deve ser aplicada de uma maneira firme e amorosa, mas nunca com cólera ou sentimentos de vingança.

4) Educação (tutoriar, instruir ou treinar). Essa palavra é traduzida como “doutrina” em Ef 6.4. Quando há insistência por parte dos filhos em agir contrariamente aos limites fixados pela autoridade, mesmo depois da prova do delito e da tentativa de colocar em dia as ações deles, é necessário usar uma correção disciplinadora outra vez. Esta correção precisa de ser repetida tantas vezes quantas as ações não desejadas estejam repetidas, até que tudo esteja em conformidade com o que foi ensinado.

Joel Villon da Costa, Pr.


Nenhum comentário:

Postar um comentário