sábado, 12 de setembro de 2015

Aprendendo a dizer “não”!



A história de Davi e Bate-Seba é uma das mais famosas da Bíblia. Por séculos pregadores fizeram uso de sua poderosa mensagem sobre as consequências de não se manter puro.

O que é espantoso nessa história é a incapacidade de Davi de dizer "não". Os reis tem privilégios espetaculares e Davi não era exceção. Ele tem o luxo de dizer "sim" a todas as coisas. Para Davi, naquele dia em especial, uma decisão precisava ser tomada: "Quero ter aquela mulher pra mim". Sim? Ou Não?

Perder a habilidade de dizer “não” significa perder o controle. Quando fazemos isso, nos tornamos escravos de algo, não de alguém. Todos os vícios acabam sendo uma decisão sobre a quem serviremos.

Com frequência, somos confrontados por uma série de oportunidades e tentações. A maneira como respondemos a essas situações torna-se uma expressão de nossa fidelidade espiritual. Uma vida disciplinada é a recompensa.

Tente dizer "não" para alguma coisa regularmente para fortalecer o "músculo do não". Encoraje seus filhos a fazerem o mesmo. Exercitamos a sabedoria quando aprendemos a tomar decisões difíceis, como dizer "não", quando o impulso inicial é dizer "sim".

O domínio próprio é fruto do Espírito Santo (Gl 5.22,24). Quando descobrimos a alegria de servir o propósito de Deus no mundo por meio da disciplina, estaremos também preparados para momentos como esse em que Davi, aparentemente, não estava.

Joel Villon da Costa, Pr.



Nenhum comentário:

Postar um comentário