sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

“A Igreja dos Sonhos de Deus”



Quando falamos sobre “A igreja dos sonhos de Deus”, é claro, estamos usando uma linguagem antropomórfica (descrição com atributos humanos), porque Deus não tem sonhos, ele tem propósitos. Então, podemos perguntar: Qual é o propósito de Deus para a igreja de Cristo, na qual nós fazemos parte?

De acordo com Paulo em sua carta aos efésios, o propósito de Deus (ou, o sonho de Deus) para a igreja é que ela seja “gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito” (Ef 5.27). Ou seja, uma noiva linda e perfeita.

Mas, de onde nós, que somos intitulados como igreja, ou ainda, noiva de Cristo, viemos?

Paulo nos lembra o nosso passado em Ef 2.12 quando diz que antes estávamos perdidos, sem Deus, no mundo. Naquele tempo estávamos longe da aliança e sem esperança.

Foi nesse tempo que Cristo, motivado por um amor inexplicável, entregou-se por um povo perdido para fazer dele o seu povo, a sua igreja.

Mas, depois de muitos anos vivendo nas sarjetas do mundo, esse povo chega à presença de Deus com as marcas e o odor de quem morou nas ruas e fez da comida dos porcos o seu alimento. Então, agora é preciso que se faça uma limpeza profunda. Paulo afirma que o Senhor, depois de entregar-se por esse povo, por meio da “lavagem de água pela palavra”, passa a purificá-lo e adorná-lo (Ef 5.26).

Bem, a igreja dos sonhos de Deus é a igreja que aceita o amor de Deus com alegria e expressa sua gratidão por meio da fidelidade, da obediência e do louvor.

Joel Villon da Costa



Nenhum comentário:

Postar um comentário