quinta-feira, 14 de abril de 2016

Promovendo a Eleição de Oficiais





Muitos não gostam da assembleia para a eleição de oficiais na igreja. Mas podemos observar no livro de atos que esse procedimento era usual na época. Então, precisamos entender algumas coisas:

Os oficiais da Igreja Presbiteriana são: pastores; presbíteros regentes e diáconos. Vamos nos ater apenas aos dois últimos, porque só estes são membros da Igreja local [os pastores são membros do presbitério].

Os presbíteros são os representantes dos membros da Igreja, eleitos por estes e ordenados pelo conselho, para, juntamente com o pastor, governar a Igreja, zelar pela disciplina e demais interesses da Igreja [Art. 50]. Compete ao presbítero levar ao conhecimento do conselho as faltas que não puder corrigir por meio de admoestações particulares, auxiliar o pastor no trabalho de visitas, instruir os novos convertidos, consolar os aflitos e cuidar da infância e da juventude, orando pelos crentes e com eles [Art. 51, CI-IPB].

Os diáconos são oficiais eleitos pela Igreja, ordenados e supervisionados pelo conselho para dedicarem-se especialmente à arrecadação de ofertas para fins piedosos, cuidar dos pobres, doentes e inválidos, manterem a ordem e reverência nos lugares reservados ao serviço divino, fiscalizar para que haja boa ordem na casa de Deus e suas dependências, conforme o Art. 53 da CI-IPB.

Há três atitudes a serem assumidas pelo membro da Igreja quanto ao privilégio de votar e escolher seus oficiais:

1. Ore pela eleição;

2. Esteja presente no dia da assembleia;

3. Leia e medite nos textos bíblicos e dê o seu voto buscando honrar ao seu Deus.



Joel Villon da Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário